domingo, 16 de agosto de 2015

Dica: “Como plantar batatas em casa”



Com o preço da batata chegando a preços de países ricos e cada dia mais o uso de agrotóxicos fica mais e mais evidente, nada melhor do que plantarmos nossa batata em casa. Então que tal aprender a plantá-la no seu quintal ou até mesmo na varanda do apartamento?

Faça como está na foto e tenha batatas em casa, cultivadas em vasos.

Use dois vasos, um fechado e outro com cortes. Encha de terra adubada, plante a batata que está começando a dar brotinhos e regue-as normalmente. Quando estiverem a ponto de colheita, levante o vaso, como vê na foto e retire as batatas.CONHEÇA MINAS
Fonte da Foto: www.dutchvalleypartners.com

Para o plantio das batatas deve ser montado um conjunto com 2 vasos. O primeiro vaso deverá estar com as laterais cortadas e deverá ser colocado dentro de um vaso normal, porém maior que o primeiro. Isso deve ocorrer para facilitar a visualização do desenvolvimento do sistema radicular das batatas e agilizar a colheita. Escolha vasos que tenham no mínimo 30 cm de profundidade por 30 cm de largura (diâmetro do vaso).

Use dois vasos, um fechado e outro com cortes. Encha de terra adubada, plante a batata que está começando a dar brotinhos e regue-as normalmente. Quando estiverem a ponto de colheita, levante o vaso, como vê na foto e retire as batatas.





 
 




Modelos novos encontrados no mercado livre



Usando cesto


CONHEÇA MINAS O plantio de batatas em casa não requer muito conhecimento técnico, pois elas quase que se criam sozinhas. As batatas são super resistentes e não precisam de muita atenção, podem ser cultivadas em vasos ou no seu próprio jardim e após colhidas são muito fáceis de congelar e comê-las depois. Fonte de vitaminas e com alta taxa de potássio e vitamina C a batata é uma ótima forma de produzir seu próprio alimento orgânico e totalmente sem agrotóxicos.


Fonte da Foto: www.freshorganicgardening.com

O ideal é utilizar as batatas que foram apenas escovadas e não as lavadas. Não utilize batatas doentes, podres ou feridas. As batatas devem ser plantadas somente após estarem brotadas. Deixe-as na gaveta da geladeira por uns dias que elas iniciam as brotações. Para saber quando plantar aguarde quando os brotos estiverem com 2 cm e já iniciarem a formação das raízes.
Fonte da Foto: www.pennywize.co
Se houver a formação de muitos brotos na mesma batata, deve-se fatiar as batatas e deixar 1 ou 2 brotos apenas para reduzir a competitividade entre as plantas. Após ter fatiado deixe-as na sombra durante 2 dias para a cicatrização do corte ou passe canela em pó para acelerar esta cicatrização. Após o corte estar seco, deve-se fazer o plantio.


Material necessário para o Plantio

* Batata para várias mudas
Adubo Orgânico* Terra adubada
* Um pouco de Água (não regue muito) Como Plantar as Batatas


* Pegue algumas batatas pequenas, coloque- as em contato com a terra úmida;
* Coloque-as em fileira;
* Adubar a terra de acordo com as instruções do adubo (orgânico) para hortas;
* Não regue muito a terra, para não deixar a terra muito molhada, deixe-a úmida;
* Após alguns dias, a batata começará a brotar, e os brotos começarão a crescer direto na terra;
* Após 3 meses, você começará a colher suas batatas orgânicas

Fernando Goulart

Dicas:

Se quiser pode utilizar as folhas da batata, refogando-as para refeições.
Batatas pequenas no forno com frango!!!! Delicia.
Vá plantar batatas!
Ha ha ha! Sem ofensas! Ha ha ha!
Afinal quem já não cultivou feijão no algodão na escola!
Ha ha ha!


Fonte da Foto: www.containergardening.about.com
As batatas deverão ser plantadas em um mix de matérias-primas que promoverão o crescimento saudável do sistema radicular. Deve-se utilizar um Condicionador de Solo "Classe A" (Orgânico), casca de ovo (seca e moída no liquidificador), cinzas de churrasqueira, fertilizante granulado NPK formulação 04-14-08 (promover um maior enraizamento), esterco bovino (seco, moído, peneirado e esterilizado), húmus de minhoca, etc. Todos estes produtos irão promover uma melhor formação dos tubérculos das batatas.

Fonte da Foto: www.balconygardenweb.com
Coloque na cova a batata semente com os brotos virados para cima e cubra-a completamente com o substrato. As batatas devem ser plantadas na metade do vaso, depois de 30 dias complete o vaso com o restante do substrato, formando uma leira (canteiro ou elevação de terra) com aproximados 25 cm de altura.
Fonte da Foto: www.gardendrum.com
A formação dos tubérculos ocorrerá após um período que varia de 30 a 50 dias, a contar da data do plantio. Durante o desenvolvimento da planta, é importante que os brotos não fiquem expostos à luz. Isso resulta no seu esverdeamento dos tubérculos, tornando-os ruins para o consumo.
Fonte da Foto: www.groworganic.com
As batatas precisam de luz direta por algumas horas diárias e temperatura amenas (com máximas entre 18° C e 22° C) para desenvolver. Os meses mais frios, portanto, são os mais aconselháveis para o cultivo. Na varanda, procure um lugar iluminado, mas fresco, pois o pleno desenvolvimento se dá no frio da noite, quando o termômetro permanece entre 10° C e 16° C.


Água
Não molhe a planta em excesso, isso ocasionaria na mela das raízes. Mantenha o solo levemente úmido. Faça uma boa drenagem no fundo do vaso. Utilize argila expandida, brita, seixos ou manta bidim.

Fonte da Foto: www.pinterest.com 

Controle de Pragas e doenças
A batata está sujeita a várias pragas que suas larvas atacam os tubérculos e, na fase adulta, o inseto desfolha a planta. Para minimizar o ataque, pode ser feita uma catação manual ou utilizar um produto orgânico para o controle de pragas. No entanto, os maiores problemas das batatas são provocados por fungos e bactérias, que fazem as folhas adoecerem. Nesses casos, o combate se dá pelo uso de terra bem nutrida, rica em matéria orgânica.


Como montar um vaso…


Passo-a-passo-vaso_mini
http://dicasverdes.com/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

Colheita


As batatas demoram entre 14 a 16 semanas para amadurecer e quando iniciam o florescimento é sinal que estão quase prontas para serem colhidas. Quando as plantas começam a ficar secas e amarelas, a colheita está pronta a ser realizada, pois os tubérculos alcançaram o seu desenvolvimento máximo. No entanto, basta erguer o vaso cortado para ver como está o crescimento dos tubérculos.


Veja como plantar legumes, verduras, hortaliças e frutas nos links abaixo:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8009241306842724408#editor/target=post;postID=6330661235162793930
http://terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=43
www.jardimdasideias.com.br
http://www.dicasverdes.com/2013/03/como-plantar-batata-em-casa/

3 comentários: