quinta-feira, 29 de outubro de 2015

LIMÃO –UTILIDADES INCRÍVEIS



 “Se te derem limões, faça uma limonada”, ou  “batidjénha”, ou “mechas californianas”, será?? 

O limão é  rico em nutrientes, como cálcio, vitamina C, potássio, fibras alimentares, ferro, também vitamina A e do complexo B. Além de excelente para a saúde, é perfeito para limpeza e beleza.
Dicas e utilidades do limão:

LIMPEZA

Odor na geladeira
Faça uma limpeza, tirando as comidas velhas que podem causar o mau odor. Então coloque dentro da geladeira uma esponja com suco de limão, ou um pote com um limão espremido e cortado ao meio, deixe lá por várias horas. 
Brilho no alumínio e cobre
E sem fazer força, esfregue o limão no alumínio ou cobre com a parte do corte e depois com um pano limpo e macio, basta esfregar para que fique brilhando.
Tábua de carne
Esfregue meio limão do lado do corte, depois lave-a com o suco puro.
Formigas fora da cozinha
O formigueiro pode ser exterminado com limão. 
Primeiro jogue o suco de limão nas soleiras e depois esprema o suco do limão em todos os buracos possíveis que possam existir na sua cozinha, até no rejunte do azulejo, quando há alguma parte sem a massa. Jogue na entrada da porta, pequenos pedaços da casca de limão.
Mosquitos também

Faça um repelente natural colocando cravos de canela no limão cortado.
Limpando o microondas
Misture em uma tigela, três colheres de sopa do suco de limão, com uma xícara e meia de água e coloque dentro do microondas na potência máxima por cinco a dez minutos. O vapor da água se condensa por todo o microondas, facilitando a retirada da sujeira apenas com um pano. Tem quem coloque o limão cortadinho direto na água.
Manchas em tecidos delicados
Para não acabar com tua linda peça de roupa, daquelas que você comprou com muito suor, não use alvejante comum. Faça uma mistura de limão e bicarbonato de sódio, deixe a peça de molho nessa solução por meia hora e depois lave normalmente. Para tirar a mancha de suor das roupas, esfregue com uma mistura de água e limão, que a mancha se vai e o cheirinho da fruta fica.
Na máquina de lavar
Para que a lavagem de suas roupas na máquina tenha uma ação mais poderosa, jogue uma xícara de suco de limão, assim será mais fácil eliminar as manchas, também vai deixar seu branco mais branco. 
Tirar mofo de roupas
Chega o inverno e quando vai tirar suas roupas guardadas, se dá conta que estão manchadas de mofo. Faça uma pasta de suco de limão com sal, esfregue no local mofado e depois deixe secar no sol. Se a mancha persistir, repita o processo, até desaparecer totalmente.
Manchas no box
Essas manchas no box deixam qualquer um louco. Uma das dicas para limpa-lo é usar limão, que embora possa demorar um pouco, limpa muito bem, mas se forem manchas difíceis de retirar, faça uma mistura de suco de limão, vinagre e água, aplique e limpe, repetindo até as manchas saírem.
Como herbicida
Troque seu herbicida por suco de limão, que é menos nocivo. O ideal seria um dispositivo para regar todo o jardim com o suco de limão também.
Pratos sujos
Esfregue o limão cortado ao meio, para limpar os pratos com massa antes de lavar. Se tem uma máquina de lavar louça também é bom usar junto com o sabão normal. Coloque a metade (ou metades) do limão de forma que fique preso (ou um ou dois potes de suco de limão), ao mesmo tempo que lava a louça, desinfeta a máquina de lavar. Pode repetir o processo sem os pratos dentro do compartimento.
Limpar aço inoxidável
Não precisa mais comprar aqueles produtos caros para limpar suas peças de aço inoxidável, suco de limão com sal resolverá esse problema. Depois de passar o limão com sal, retire com um pano limpo. Esse processo não pode ser usado no ouro e nem na prata.
Umidificador de quarto natural
Ferva água numa panela e acrescente cascas de limão, paus de canela, cravos e cascas de maçã, assim terá seu umidificador super natural, que além de fazer bem a saúde, tem cheirinho agradável. Mas, terá que de vez em quando, tornar a ferver a mistura, ela deve sempre exalar o vapor. 
Manchas de mármore
Se tem uma pia de mármore, com certeza será daquele tipo poroso, que realmente segura a sujeira e manchas com o tempo. Mesmo lavando e esfregando muito, essas manchas não saem. Mas dá para usar o limão. Corte ao meio, coloque sal de cozinha e esfregue bem na pia, depois enxágue. Faça isso em último caso, porque o ácido do limão pode danificar a pedra.
Neutralizar odores
Não é necessário usar sprays, para amenizar os odores de banheiro ou da caixa higiênica de seu gato, basta cortar um par de limões e colocar num pires, com a parte cortada para cima onde deseja e terá um suave aroma de limão no ar. Também dá pra fazer com limão e bicarbonato de sódio, que além de dar um cheirinho cítrico, elimina o cheiro ruim por conta do bicarbonato (em vídeo).
Desodorizar um umidificador
Uma vez a cada duas semanas, você pode deixar seu umidificador com cheirinho melhor, é só jogar na água três ou quatro colheres de suco de limão. Além de remover o mau cheiro, ele lhe dará um suave perfume de limão no quarto.
Limpar vidro
Suco de limão, usado diretamente numa esponja, ou diluir algumas gotas de água no suco, vai retirar as manchas resistentes dos vidros. Depois limpe com um jornal, isso para vidros totalmente transparentes.
Manchas de ferrugens
Misture borax (borato de sódio) de uso caseiro e suco de limão, com uma esponja, aplique nas manchas de ferrugens e deixe lá por duas horas. Depois esfregue e terão saído aquelas manchas teimosas, por exemplo, do seu vaso sanitário.
Eliminar traças
Descasque um limão, espalhe as cascas e alguns cravos, dentro do armário para afugentar as traças.
Na limpeza em geral
Limão é um limpador natural, excelente antibactericida. Pode ser usado o suco ou o limão cortado ao meio, direto nas superfícies das louças sanitárias, pia da cozinha ou até na grelha da sua churrasqueira. Depois de passar o limão, retire todo o resíduo ali existente com um pano. Caso haja muita sujeira, misture ao suco de limão, vinagre e água.
SAÚDE E BELEZA
Saúde mental
O limão é tido como um tesouro por caminhantes e exploradores. Usam a fruta para reduzir a fadiga. Fazem um orifício na parte superior do limão e ingerem, dando assim um alívio imediato. O limão também ajuda na prevenção da depressão e stress, além de melhorar o humor. Tome logo pela manhã.
Problemas respiratórios
Para melhorar a respiração, asma e catarro, limão com água é ótimo, alivia os sintomas.
Artrite e reumatismo
Como o limão é diurético, ajuda a produzir urina, que por sua vez, ajuda na liberação de toxinas e bactérias, que ajudam a reduzir a inflamação. Mais alívio na artrite e reumatismo.
Pedras nos rins
Todos sabemos que ingerir bastante água, ajuda à não formação de pedras nos rins. Mas a água com limão, aumenta a produção de citrato urinário, que é uma substância química da urina, que ajuda muito a não formar cristais, que se alojam e viram as temidas pedras nos rins.
Anti-idade
Água e limão é um excelente antioxidante,  ajuda também na redução dos radicais livres, que é a causa do envelhecimento da pele e danos a ela, além de não conter calorias. 
Elimina aquele cheiro ruim na boca
Faça um bochecho com suco de limão, também engula um pouco, para um manter mais tempo o hálito refrescante. Excelente para combater as bactérias que causam o mau hálito, porque o ácido cítrico da fruta altera o pH de sua boca.
ATENÇÃO: enxague um tempo depois, pois o ácido do limão pode estragar o esmalte dos dentes.
Fique livre de caspas
Se a caspa está causando coceiras, o melhor é se livrar dela. Massageie o couro cabeludo com duas colheres de sopa do suco de limão e enxague. Depois, lave o cabelo com uma colher de chá de suco de limão e um copo de água e enxague de novo. Repita o processo quantos dias forem preciso, até que desapareça.
Mãos ásperas e pés doloridos
Faça uma mistura de água e suco de limão, em partes iguais e lave os pés e mãos, para completar faça massagem com óleo de oliva e enxugue.
Cotovelos ressecados
Aqueles cotovelos ressecados e até brancos, não dá. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão, e como um esfoliante esfregue nos cotovelos. Também pode colocar o limão diretamente no cotovelo, as vezes tem solução imediata. Limpe muito bem depois. 
ATENÇÃO: Sol nem pensar e sempre consulte um dermatologista.
Peles secas
O limão cortado ao meio pode ser esfregado em outras zonas secas ou você pode preparar um esfoliante com limão e açúcar. Só cuidado com as peles rachadas. Limpe muito bem depois. 
ATENÇÃO: fique longe do Sol e consulte um dermatologista.
Clarear manchas de idade
Esse e outros abaixo, não entrariam na lista por serem polêmicos, mas muitos sites especializados em bem estar e saúde recomendaram, então, é você quem decide. Use o suco de limão diretamente sobre as manchas, deixe agir por quinze minutos e lave bem. E nada de gastar com cremes caros. Mas não pode sair no sol! Clarear a pele com limão funciona, mas leva tempo. O ácido cítrico do limão tem propriedades clareadoras comprovadas. 
ATENÇÃO: Muito importante mesmo, consulte sempre um dermatologista antes de tacar limão na pele.
Clarear manchas da pele
Funciona para todas as manchas. Existe um debate sobre ser ou não ser viável essa prática, mas diante do desespero de se desfazer das manchas, essa é uma saída. Passe na pele manchada uma bola de algodão com suco de limão. Esse processo leva muito tempo, até meses para se ter resultados. Cuidado com o sol.
ATENÇÃO: consulte um dermatologista.
Unhas limpas e claras
Se não deu tempo de ir na manicure e está com as unhas péssimas, mergulhe-as numa mistura de meio limão com meia xícara de água morna, deixe por cinco minutos. Empurre a cutícula para trás e pode até passar a casca do limão para ajudar. 
ATENÇÃO: o limão é ácido, qualquer contato com a sua pele pode trazer malefícios, consulte um dermatologista.
Limpar a pele
Lave o rosto com suco de limão, pois além de limpar, estará fazendo uma esfoliação. E se pela manhã, esfregar o suco de limão direto na pele, fará com que os cravos saiam mais facilmente. A pele melhora após alguns dias de tratamento. 
ATENÇÃO: consulte um dermatologista.
Garganta inflamada
Num copo de água quente, esprema um limão, só isso já vai ser bom, mas se adicionar mel, além de adoçar, irá combater mais germes, tipo um combo de remédio, só que natural. Colocar gengibre também é uma opção.
Desodorante natural
Quem quer deixar de lado em definitivo os desodorantes convencionais, pode trocar por limão, ele mata as bactérias causadoras do odor. É só esfregar o limão cortado nas axilas.
ATENÇÃO: cuidado com o Sol e consulte sempre, sempre, sempre, o seu dermatologista.
Acelerar o metabolismo
Alguns desses aceleradores à base de limão, são indicados como substitutos alimentares em algumas dietas. Então melhor ingerir todos os dias um copo de água com limão, o que ajudará na perda de peso. 
Tratamento facial contra acnes
Passe suco de limão no rosto com uma bola de algodão como adstringente, dissolverá todo o óleo nos poros, deixando sua pele com ar mais saudável. Pode também misturar com sal, formando uma pasta esfoliante. Não esqueça de lavar bem o rosto com bastante água, até eliminar totalmente o suco da pele. 
ATENÇÃO: antes de tudo, consulte um dermatologista.
Curar a ressaca
Tome uma xícara de chá morno de suco de limão, tende a melhorar. Ajuda na hidratação, substitui a vitamina C perdida e equilibra o pH do corpo. 
Limpar o sangue
Nosso corpo e sangue acumula muitas toxinas. Ingerir todos os dias um copo de água com suco de limão fará com que nosso sangue se purifique.
NA COZINHA
Batatas e couve-flor
No cozimento desses vegetais, acrescente uma colher de chá do suco de limão e impedirá que eles escureçam, principalmente quando você tem um jantar especial para servir.
Frutas novinhas
Principalmente o abacate, mas também serve na salada de frutas, para que eles não escureçam, esprema limão, assim poderá preparar tudo antes das refeições.
Tempero
Usado em saladas ou molho vinagrete, para realçar o sabor, é light e deixa a comida mais refrescante: o spray de limão.
Carne, Frango e Peixe
Usado numa mistura com outras ervas, esfregando sobre a carne de vaca, fica uma delícia. Uma boa pedida para assar um frango, é colocar dentro dele um limão cortado ao meio, a carne ficará macia e saborosa. Algumas gotas do limão espremido também combinam com qualquer tipo de peixe, depois de pronto.
Arroz
Pingue algumas gotas de limão no cozimento do arroz, ele ficará mais branquinho e solto. Também não grudará no fundo da panela.
Suco de limão congelado
Coloque suco de limão numa bandeja de gelo e congele. Sabe Deus quando vai precisar dele, assim terá os cubos de limão para quando precisar. Também pode congelar com pedacinhos da fruta para tomar com seu copo de água ou limonada.
Sobremesas
O limão é um ingrediente muito usado também em sobremesas, existem várias receitas que são sempre muito saborosas.
Bebidas alcoólicas
As bebidas com álcool também são muitas, desde a famosa “caipirinha” a um drink mais elaborado. 
Limonada
“Se te derem limões, faça uma limonada”.
Fontes
rd.com
wisebread.com
ecosalon.com
trueactivist.com
Créditos: 

Tia Sandra - Formada na Faculdade da Vida





Nenhum comentário:

Postar um comentário